quinta-feira, 24 de junho de 2010

ÚLCERA PÉPTICA

Úlcera é o nome genérico dado a quaisquer lesões superficiais em tecido cutâneo ou mucoso, popularmente denominadas feridas.
Nessas lesões ocorre a ruptura do epitélio, de modo a haver exposição de tecidos mais profundos à área rota.
Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica é exemplo de lesão que ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente), sendo mais suscetíveis a este grupo de úlceras as pessoas que sofrem de estresse.

Úlceras pépticas: são lesões que surgem espontaneamente em áreas da mucosa de estômago (úlcera gástrica) ou duodeno (úlcera duodenal), possivelmente devidas à corrosão das paredes mucosas destas estruturas pelo suco gástrico. Há modalidades de úlceras nestas regiões que não se devem à corrosão por suco gástrico, contudo sendo muitissimamente raras. São conhecidos dois grandes modos de o suco gástrico induzir às lesões: por excesso de produção de suco gástrico ou por déficit na produção de muco protetor. Há uma correlação estatística muito bem definida entre consumo de anti-inflamatórios e a redução de produção de muco gástrico protetor, com aumento consequente de risco de desenvolvimento de lesão de mucosa. Há, também, correlação de maior incidência de lesões de mucosa gástrica e a colonização desta mucosa por uma bactéria denominada Helicobacter pylori;


É... hoje meu dia foi intenso. O sangue que eu vomitava era por conta de uma ferida aberta no estômago e as dores abdominais era de contrações causadas pela ferida também.

Aos que nunca tiveram eu digo: DÓI PÁ CARAAAAAAAAAAAAAAAAAALHO!
Vomitar então... Ush!

Mas é isso aí. É um preço que eu devo pagar.
Cause à effet; αίτιο και το αιτιατό; cause and effect; סיבה ותוצאה;
Traduzindo: CAUSA E EFEITO!

Esse é o efeito. Imaginem a causa...

Nenhum comentário: